.

fixo teste

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Conheça a PJT Models projeto que ajuda jovens da periferia a alcançarem o mundo da moda


 Ele já descobriu grandes nomes da passarela como Samile Bermannelli, uma das modelos novas  da Victoria’s Secret  

Por Jones Araújo 
Quem passa pelo Centro Histórico de Salvador, não imagina, que perto dali, no Pelourinho a sala da Fundação Cultural do Estado da Bahia  (FUNCEB), se transforma em uma grande passarela, para que crianças e jovens da periferia se prepararem para o mercado de trabalho da moda. Lá, todo os sábados das 15h às 18h, os alunos aprendem como desfilar, fazem treinamento fotográfico e também assistem palestras sobre cidadania e atualidades, tudo isso de forma gratuita.  

Modelos do PJT Models. Imagem: reprodução Instagram @pjtmodels.

Intitulado PJT Models, o projeto surgiu na inquietação do professor de dança Sivaldo Tavares, perante as dificuldades encontradas pelos jovens da periferia para alcançar o mundo da moda. O projeto tem o objetivo de  dar oportunidades a jovens de comunidades da Bahia, os ajudando a realizarem sonhos. E com cerca de 10 anos, o PJT já descobriu grandes nomes que hoje fazem parte das passarelas nacionais e internacionais. 

“Encontramos nas ruas tanta  gente jovem e bonita, com talento para serem modelos e eles tem uma dificuldade de chegar até esse lugar.  Acho que existe algo que está errado no mercado da moda. As pessoas precisam de oportunidades, é necessário abrir as portas para todos, independente de raça e condições.  Nós trabalhamos a autoestima e isso é muito importante”, acredita Sivaldo.  


Sivaldo Tavares. Imagem: reprodução Facebook.

Para ele, apesar da globalização e a facilidade da internet, mesmo assim, ainda está muito distante a inclusão de jovens da comunidade nos ambientes da moda, “nós vamos até o jovem, através do Facebook, Instagram, criamos um diálogo com eles e damos assistência, até mesmo para que possam entender como funciona uma agência de modelos”, diz. 


Modelo Talita Santos. Imagem: reprodução Instagram @pjtmodels.

Mercado de trabalho 


Em um país em que a taxa de desempregados atinge a 13,1 milhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ter preparação para se destacar no mercado de trabalho nunca é demais. “A aula de treinamento para passarela, requer uma disciplina, ela serve para um profissional de qualquer área. Também  temos palestras sobre cidadania, não queremos só fazer modelos, mas sim contribuir para torná-los jovens melhores”. 


Modelos masculinos, da esquerda para direita: Evan Salvador Fábio Oliveira Levy Reis. Imagem: reprodução Instagram @pjtmodels.


Modelos Natália Lobo. Imagem: reprodução Instagram @pjtmodels

O PJT também funciona como uma agência de modelos, onde os jovens participam de eventos, desfilando para marcas parceiras e ganhando por isso. 
  
Além disso, a cada três meses, Sivaldo costuma fazer  eventos, para que os jovens  pratiquem nas passarelas e passem por experiencias com o público, para que eles estejam prontos para o mercado. No dia 17 de junho, acontecerá PJT Model Fashion Show, às 17h no Pelourinho, com objetivo de mostrar os modelos do projeto, para as marcas, o desfile será aberto ao público.

Grandes nomes das passarelas 


Ao longo dos anos de projeto, Sivaldo conta que grandes nomes das passarelas, foram descobertos por ele e jovens que hoje tem carreira internacional, como o caso da baiana Samile Bermannelli, uma das modelos novas  Victoria’s Secret, “ela é uma menina que eu achei no Facebook. Moradora do Pau Miúdo, a levei para o projeto e a incentivei a participar de um concurso, onde através dele, ela ganhou o mundo. Tenho o maior orgulho disso.” Outra descoberta foi a baiana Anne Barreto de São Bartolomeu, que faz todas as semanas de moda internacionais, segundo o professor de dança.  


Modelo da Victoria’s Secret Samile Bermannelli, Imagem: reprodução Instagram @samile_b.


Modelo Anne Barreto. Imagem: reprodução Instagram @annebarreto4.

Carinho e dedicação 


Quem observa as aulas, no meio do estalar dos saltos altos no chão e a música para entrar no clima da passarela, consegue perceber que no olhar de meninos e meninas presentes na sala da Funceb, um brilho e a vontade de fazer melhor. O professor até dá uns gritos motivacionais, como “postura, mãos para trás e coluna ereta”, ou “muito bem, agora anda no centro da passarela”, como um pai mesmo, que acredita nos seus filhos e deseja que todos tenham um futuro melhor. 

Sivaldo dando aula de passarela para as alunas do projeto.

“Eu levo esses jovens para um momento de disciplina educacional, entendo que o tempo que eles poderiam estar em situações vulneráveis, estão aprendendo a serem bons profissionais”, finaliza.  

Os interessados em participar do projeto  devem comparecer a Funceb a partir das 15h de sábado.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...